terça-feira, 2 de março de 2010

Resumo sobre a Origem do Teatro Ocidental

Boa tarde a todos!!!

Desde o início dos tempos que temos conhecimento já existem manifestações artísticas. Com as Artes Cênicas não poderia ser diferente. No período Pré-Histórico provavelmente já existiam rituais onde homens representavam divindades. No Egito Antigo também foram encontrados hieróglifos narrando cenas que possívelmente foram teatrais. Mas é na Grécia Antiga que temos documentos comprovando o origem do teatro ocidental.

Os cultos em homenagem ao deus Dioníso (Ou Dionísio) eram bastante frequentes para os gregos. Cultos esses regados a muito vinho, danças, cantos e "namoricos" sem nenhum pudor ou culpa posterior. Em um desses rituais um sujeito chamado Téspis decide se separar do coro, vestido de um pele animal ele se destaca da multidão e grita: EU SOU O DEUS DIONÍSO!!!

Está feito! Temos um importante registro de um homem se fazendo passar por outro ser, ou seja, INTERPRETANDO.


Avançando na história teremos o desenvolvimento de gêneros teatrais e seus grandes nomes na história do teatro grego: A tragédia e a comédia.


Para um rápido entendimento separo a tragédia e a comédia principalmente pelo CONFLITO CÊNICO. Esse conflito é uma (Ou várias) situação que vai contra os interesses e objetivos dos protagonistas da cena (Pode ser apenas um), que pode ou não ser resolvido. Quando não resolvido temos inicialmente um tragédia, se resolvido podemos ter um comédia. Tentem não ficar presos ao choro e ao riso. hehehehehe.


Dentre os tragediógrafos se destacam Ésquilo (525 a.C. - 456 a.C.) com obra como Prometeu Acorrentado; Os Persas; Sete Contra Tebas; entre outras. Sófocles (496 a.C. - 406 a.C.) com obras como Antígona; Ajax; Édipo Rei; dentre outras e Eurípedes (480 a.C. - 406 a.C.) que escreveu As Bacantes; Hipólito; As Troianas; dentre várias.


Entre o comediógrafos se destacam Aristófanes (445 a.C. - 385 a.C.) escrevendo Os Babilônios; As Rãs; As Nuvens; entre outras e Menandro (342 a.C. - 291 a.C.) com sua comédia de costumes com peças como Os Arbítros; Moça de Cabelos Dourados; O Herói; entre outras.


Mulheres não podiam atuar no teatro grego, afinal elas tinham menos direitos que os escravos, sendo assim os homens realizavam os papéis femininos usando máscaras específicas. Essas máscaras tinham basicamente duas funções: Amplificar a voz e ser vista por um público que podia chegar a 50.000 pessoas. Deviam ser grandes né?


Os espaço teatral grego dentre vários nomes complexos era dividido em uma grande arquibancada (Theatron), um palco circular (Orchestra) e um palco retangular (Skene) que posteriormente serviria de camarim. Respectivamente ocupavam esses espaços o público, o coro e os personagens individuais.






A função do personagem do coro no teatro grego era de representar o povo, que tudo vê, não saindo de cena quase nunca, com excessão da comédia nova de Menandro.


Em termos de linguagem cênica não temos registros significantes de cenários, ou figurinos, ou mesmo uma sonoplastia técnica nesse período. Porém já temos o texto teatral, a máscara e os gêneros que irão influênciar todo o futuro das Artes Cênicas.
Galera precisando de algum auxílio é só contatar.
Abração





12 comentários:

  1. wesley sales dos santos7 de março de 2010 às 15:40

    professor coloca o questionario na proxima prova

    ResponderExcluir
  2. aki valeu maiusm da pra explicar mais neh

    ResponderExcluir
  3. Faz Uma Conclusão e envia para meu email clebersonvictor@gmail.com.Urgente!
    Se poder Qu eu to fazendo um trabahlo sobre teatro Porfavor

    ResponderExcluir
  4. vou fazer uma prova hoje as 19:00 horas da noite, os assuntos são : TEATRO PRIMITIVO, TEATRO OCIDENTAL,TEATRO RENASCENTISTA, TEATRO NO BRASIL, E ELEMENTOS DO TEATRO, ESTÁ RUIM DE ACHAR UM SITE COM UM BOM RESUMO PRA ESTUDAR PRA ESSA PROVA, SE PODER ME MANDA UM BOM RESUMO POR E-MAIL ESTOU PRECISANDO MUITO DESSA AJUDA, MEU MSN É mayke777@hotmail.com MANDA UM E-MAIL COM UM BOM RESUMO PRA MIM ESTUDAR POR FAVOR. Obg AGRADEÇO DESDE JÁ !!!

    ResponderExcluir
  5. obrigada tenho que fazer uma apresentaçao escolar

    ResponderExcluir
  6. olha o resumo e muito longo

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, ajudou muito !!!

    ResponderExcluir
  8. obrigado pela ajuda,estou estudando para o vestibular do UEPG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, também estou estudando para este vestibular :)

      Excluir