sexta-feira, 5 de março de 2010






Teatro Renascentista
Commedia dell'arte

Entende-se por Commedia dell'arte um tipo de teatro feito ao ar livre, na base do improviso, com máscaras, rídiculo, esteriotipado e popular.
No final da Idade Média com os Saltimbancos, podemos dizer que temos o início desse tipo de arte
Em suas carroças viajam, moram e até se apresentam. o improviso é marcante, mas cuidadeo! Não um improviso que surge do nada.
O Cannovaccio é o roteiro que seguem esse artista da rua. No início os Innamoratti (Apaixonados) se encontram e decidem o casamento e a felicidade eterna. Porém um (ou mais) Vecchio decide atrapalhar seus planos ajudado por seus (s) Zanni (criado) que é um acrobata, dançarini, músico e cantor. Os Innamoratti também passuem seus Zannis. Tudo parece perdido, porém no final tudo se resolve, todos são perdoados e o público é convidado para uma grande festa a base de dança.
O Innamoratti são os únicos que não usam máscaras. É para passar pureza, inocência, ingenuidade, ou seja, eles são perfeitos. A máscara esconde a personalidade das pessoas.




(resumo dos resumos) rs




Teatro Elisabetano



Willian Shakespeare é o principal nome desse período. (De todos os tempos também) Ele é o cara! Especialista em quatro gêneros teatrais: Tragédia, Comédia, Tragicomédia e Dramas Históricos.





A Tragicomédia é uma história com elementos trágicos mas termina de forma cômica.

O Drama Histórico é baseado em uma história real e transformado em obra de arte.

O espaço cênico elisabetano era simples: Uma construção circular em madeira com dois pavimentos, um palco, um pátio em frente ao palco, arquibancadas circulares em formato de "U".



O Cenário era simbolista, ou seja, um elemento simbolizando um todo. Ex: Um trono é o castelo, uma cruz uma igreja, uma árvore uma floresta, e por aí vai.













(Resumo dos resumos dos resumos) Ufa!

Um comentário: