sexta-feira, 5 de março de 2010

Teatro Romano e Teatro Medieval


Sobre o Teatro da Antiga Roma é importante ressaltarmos que em sua origem os romanos não copiaram necessariamente os gregos, é uma excessão a regra, pois enquanto Téspis subia em uma carroça se tornando o primeiro ator do teatro ocidental, roma já possuia seus Ludi Scaenici (Jogos Cênicos) para distrair o população da fome e da peste.


As pessoas se divertiam e ainda ganhavam alimentos durante as apresentações. Surge então o Teatro de Pão e Circo romano.


Inicialmente em pequenos tablados, posteriormente em construções de madeira (copiando o modelo grego) e finalmente em construções de pedra, os romanos estabelecem seu espaço teatral.


No auge da evolução arquitetônica os romanos constroem o Coliseu, palco de grandes espetáculos, dentre eles os grandes duelos de gladiadores. Carnificina! A arte teatral formal começa a entrar em decadência


IDADE MÉDIA


Com o surgimento e a expansão do cristianismo os duelos de gladiadores são proibidos, as missas são mais comuns (Em Latin e de costas para o público), poucas pessoas entendiam reamente a palavra de Deus. Os gestos ganham importância.


Teatro Sacro: O padre é o primeiro ator, com grandes gestos, elementos de cena, símbolos. Temos novamente uma arte teatral. As pessoas lotam e lotam as igrejas. As cenas então se transferem para fora do edifício.


Nas praças em frente aos templos cristãos temos provavelmente o surgimento do primeiro cenário da história do teatro (Grécia e Roma não tinham): A esquerda a boca de um dragão, a direita uma escada e ao centro um vazio com uma porta ao fundo (As vezes).


TEATRO PROFANO: Toda moeda tem dois lados. Em outras partes das cidades homens e mulheres (pela primeira vez) se apresentam na rua, com cenas engraçadas sobre o dia-a-dia. Os Saltimbancos. São perceguidos, presos, mortos e por aí vai. São chamados de profanos.


Esses artistas de rua decidem então abraçar o jeito profano de ser, atacando e marcando uma grande separação entre igreja e teatro no fim da Idade Média.

2 comentários:

  1. muito interessante,soube explicar de forma clara e objetiva...Parabéns

    ResponderExcluir
  2. essa ñ foi muito clara precisam melhorar mais

    ResponderExcluir